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Dicas: Como se dar bem no ramo da Moda


   

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje o assunto é especial para aquelas pessoas que querem fazer moda, estilismo etc... Vim falar mais sobre carreira, esses dias estava procurando alguma faculdade que eu me interessa-se de verdade  e encontrei uma que eu me apaixonei de verdade, Design de Moda, como ainda estou no segundo ano, não posso fazer faculdade ainda, então já procurei curso pra mim ter uma noção se é isso mesmo que eu quero,  porque acho muito ruim você começar uma faculdade e depois de um tempo não ser nada daquilo que você quer, então gente pesquisem bem antes de fazer a faculdade.

Então gente eu estava navegando ai pela internet sobre essa faculdade, e eu gostaria muito de me especializar na área de Estilista, então peguei algumas dicas de como você se sair bem nessa área tão concorrida!
             

1 - Trabalhe as suas habilidades. Os estilistas bem-sucedidos tem muitas habilidades como cartas na manga, tais como o desenho, um olho clínico para cores e texturas e conseguir visualizar conceitos em três dimensões, além das habilidades mecânicas necessárias para cortar e costurar todo tipo de tecidos.

Faça um curso renomado para aprender a costurar bem. Ser capaz de costurar sob condições nada favoráveis pode ajudar e muito na sua carreira. Mas é uma habilidade que muita gente têm dificuldade em aprender.
Saiba como os tecidos fluem pelo corpo, dobram, deixam passar ar, mudam quando são vestidos, etc. Um conhecimento profundo sobre tecidos é essencial para o design de roupas. É importante também conhecer quais os melhores fornecedores para os tecidos e materiais.
Aprenda com os estilistas veteranos. Não apenas quem são, como também o histórico de cada um deles, a formação e o treinamento que tiveram e a onde estudaram moda. Dessa forma você será um estilista melhor, aplicando no dia-a-dia as lições e idéias que eles deixaram.
Saiba como fazer esboços sequenciais com as suas criações e a elaborar uma variedade de produtos com a sua marca. Aprimore a sua pesquisa através da mídia, comparando preços e visitando feiras relacionadas à moda.
Comece a trabalhar essas habilidades ainda jovem. Esteja pronto para dedicar horas e mais horas para aperfeiçoar a sua arte e ofício.

2 - Tudo começa com os estudos. Para quem pode, há as melhores faculdades de moda do mundo: A ESMOD e o Studio Berçot em Paris; a École de La Chambre Sindicale ainda na França; o Instituto Marangoni em Milão; o Pratt Institute e o Parsons em Nova Iorque; o Antwerp Academy of Fine Arts na Bélgica; o Bunka Fashion College no Japão e a University of Arts London na Inglaterra. Como se vê, a fluência no Inglês é fundamental nessa área.

Aqui no Brasil, as mais renomadas são a Anhembi-Morumbi e Belas Artes. Já o Senac oferece o curso técnico e o bacharelado. No curso técnico, o aluno estuda desenho e ilustração de moda, pesquisa de moda e de comportamento, acessória de equipes de moda, Marketing, Vendas e Comercialização. Já o curso de Bacharelado abrange Análise de Linguagem, Alfaiataria, Antropologia e Cultura, Desenho(incluindo o técnico de Moda), Desenvolvimento de Produto, Estética e História, Filosofia, Informática aplicada à Modelagem, Laboratório Têxtil, Marketing, Oficina de Costura, Desenvolvimento de produto, Planejamento e Gestão, Sociologia e tecnologia têxtil. Prepare-se para se esforçar nas matérias exatas, pois elas é que darão a base para você administrar bem a sua carreira. Quanto a línguas estrangeiras, nem é preciso mencionar o Inglês. Além dele, o Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Mandarim também estão em alta.
Candidate-se a um estágio na área. Se você não pode frequentar uma faculdade de moda, tente fazer um estágio. Será preciso mostrar um portfólio impressionante e estar disposto a começar por baixo. Geralmente os estagiários têm que fazer as tarefas que ninguém mais quer fazer, como preparar café para a equipe, por exemplo. Mas os contatos que você fizer no ambiente de trabalho serão essenciais para que você possa construir uma carreira na moda, e trabalhar na indústria fará com que você aprenda habilidades importantes.
                           

3 - Decida-se sobre qual área da moda será o centro da sua atenção. É preciso ter em mente que tipo de design você quer fazer para o resto da sua vida. Seria a alta-costura, a produção em massa, roupas para ginástica e esportes, moda para lazer ou roupas ecologicamente corretas? Cada ramo tem suas vantagens e desvantagens, as quais você mesmo terá que explorar antes de tomar uma decisão final. Dentro das áreas principais da moda, há divisões que podem ser um nicho de mercado. O melhor a fazer é aperfeiçoar-se em uma área e então aventurar-se nela depois de conseguir entrar na indústria. Por exemplo:

Moda feminina para o dia; moda feminina para a noite
Moda masculina para o dia; moda masculina para a noite
Moda infantil e jovem
Moda esportiva/ginástica/lazer
Roupas em tricô
Roupas para atividades ao ar livre
Moda para noivas
Accessórios
Roupas para teatro, filmes, publicidade e atacadistas.
            

4 - Planeje quais serão as peças-chave. Qual é o seu forte? Pode ser que você seja um mestre em acessórios ou um gênio na hora de desenhar calças para academias de ginástica. De qualquer forma, a paixão pelo que você faz somada às suas habilidades são os segredos do sucesso. É claro que você tem que atender às exigências do mercado, o que no mundo da moda quer dizer que deve-se convencer muita gente que o que você faz é o que essas pessoas estão procurando. E como não poderia deixar de ser, parte do trabalho consiste também em perceber o que o mercado quer no momento.

                            

5 - Avalie honestamente suas habilidades e personalidade antes de investir em uma carreira no mundo da moda. Você pode adorar roupas, mas elas são apenas uma parte da história quando você assume um trabalho nesse ramo. Você precisará também ser um excelente comunicador, ter disposição para trabalhar 24 horas por dia 7 dias por semana, capacidade de lidar bem com críticas e com o estresse, mente aberta para trabalhar com diferentes clientes e chefes, coragem para passar um bom tempo sozinho (no ateliê retocando suas criações, por exemplo) e toda a disciplina do mundo para conseguir construir um negócio do zero.

A carreira de estilista é para você se: Você está disposto a dedicar a sua vida à essa carreira, não se importa com a incerteza e a insegurança dessa área, está disposto a defender suas crenças, tem idéias originais sobre o que importa na moda, sabe ouvir os clientes, conhece a indústria da moda como a palma da sua mão e vive para a moda.
A carreira de estilista talvez não seja indicada para você se: Você não sabe lidar bem com o estresse, não gosta de uma carreira instável ou sem segurança financeira, quer uma carreira mais estável sem tantos altos e baixos, precisa que os outros elogiem seus esforços, precisa de muita orientação e tem muitos interesses além da moda.
                                 

6 - Mantenha-se sempre bem-informado sobre o lado business da moda. Para ser bem-sucedido como estilista, não bastam talento e criatividade. É preciso também ter um sólido conhecimento dos negócios e do marketing envolvidos no mundo da moda. Mantenha-se atualizado lendo as revistas especializadas (por exemplo, o Confeccionista).

Estude marketing para aplicá-lo no mundo da moda. Se o curso de estilismo que você fez não se aprofundou em marketing e administração de empresas, vale a pena fazer cursos relacionados para aplicar esse conhecimento na indústria da moda.
Conheça o seu cliente. Essa é uma regra básica que jamais pode ser menosprezada pelos estilistas. Saiba quanto o seu público alvo gasta, qual o estilo de vida predominante desse grupo, onde essa gente gosta de fazer compras, como eles gostam de comprar e suas preferências em geral. Descubra quais itens eles nunca deixam de comprar mesmo quando o orçamento está apertado. Caso tenha estudado marketing, você vai saber como atender às necessidades dos clientes.
Conheça seus concorrentes. Fique sempre de olho no que os outros estilistas da sua área de interesse estão fazendo. Melhor ainda, procure ser melhor do que eles, ao mesmo tempo em que satisfaz as necessidades dos seus clientes.
As feiras de moda são oportunidades para ver de perto como a indústria da moda funciona e como você pode satisfazer as necessidades dos seus clientes e manter-se competitivo.
                                 

7 - Hora de procurar emprego como estilista. Ah várias maneiras de encontrar trabalho na indústria da moda como estilista, e isso depende do tipo de design no qual você está interessado. Em alguns casos, a sua versatilidade pode ajudar bastante a conseguir um trabalho. Mais tarde você poderá dedicar-se à sua verdadeira paixão. E lembre-se que você precisará ser muito persistente e candidatar-se em muitos lugares antes de finalmente ser aprovado para uma vaga. Para iniciantes, algumas opções incluem:

Ateliês de moda e estilistas já firmados no mercado - tente um estágio, trabalhos com salários menores, vaga para assistente de estilismo, etc.
Teatros, produtoras de filmes, lojas de fantasias, etc.
Classificados online com vagas na área.
Indicação––peça aos seus contatos da faculdade ou da indústria da moda para ajudarem a conseguir um trabalho na área. A indústria da moda valoriza o que os profissionais bem-sucedidos têm a dizer, ou seja, a propaganda boca-a-boca da sua competência e dedicação é uma maneira de começar sua carreira com o pé direito.
                             

8 - Caso pretenda ter o seu próprio negócio, você precisará ser esperto com o dinheiro. Você pode ser até excepcionalmente criativo, mas se não tiver jogo de cintura no mundo dos negócios, será muito mais difícil ter sucesso com a sua própria marca. É preciso entender o que aqueles números nas notas fiscais significam. Caso tenha pavor de papelada e cálculos, uma opção é ter um contador de confiança para assumir essa parte dos negócios. Mas o melhor mesmo é você estar a par de tudo. E se você desanima só de imaginar um monte de recibos e documentos empilhados na sua escrivaninha mas tem paixão pelo lado criativo do trabalho, é melhor procurar trabalhar para um ateliê do que administrar a própria marca.

Que tipo de negociante você será? Há muitas possibilidades, incluindo um comerciante sozinho, parcerias, sociedade anônima, etc. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, então é melhor ter a consultoria de um advogado e contador antes de seguir em frente. Tenha o cuidado de proteger-se contra cláusulas no contrato que o obriguem a responsabilizar-se caso algo dê errado.

                          

9 - Seja realista. Talvez será preciso mudar-se para atender ao seu mercado alvo. Tudo depende de como você trabalha e vende. Ser realista significa que você reconhece que não adianta tentar vender alta-costura para uma pequena comunidade rural ou vender bikíni para quem mora no Alaska. Você terá que concentrar-se na localização dos seus clientes e mudar-se para lá ou administrar a logística de distribuição de onde você está até a onde os clientes finais estão.

Leve em conta as influências ao seu redor. Faz parte do processo criativo estar com as pessoas e ouvir suas idéias e sugestões. Fica muito mais difícil trabalhar com gente que não tem absolutamente nada a ver com você e sua moda.
Lembre-se que as estações do ano têm um impacto direto sobre a moda. Isso significa que, dependendo da época do ano, você terá que mudar o tipo de roupa que pretende vender e o local para vendê-la.
Estude a possibilidade de vender pela internet. Contanto que o seu site ofereça imagens tridimensionais de boa qualidade que podem ser viradas e levar um close, vender pela internet é uma possibilidade realista atualmente. Ao vender online você tem uma flexibilidade incrível para poder optar pelo lugar no qual quer morar e até mesmo trabalhar em casa, sem ter que pegar trânsito ou transporte coletivo. Essa alternativa é a ideal para quem quer administrar uma marca modesta. As únicas extravagâncias seriam viagens de vez em quando para o exterior para assistir aos desfiles.
Viver em uma cidade com uma indústria da moda em crescimento é a estratégia de muitos estilistas. Aqui vai uma lista das cidades consideradas as principais capitais da moda ao redor do mundo em 2012, em ordem decrescente:

Londres, Inglaterra
Nova Iorque, Estados Unidos
Barcelona, Espanha
Paris, França
Cidade do Méxiso
Madrid, Espanha
Roma, Itália
São Paulo, Brasil
Milão, Itália
Los Angeles, Estados Unidos
Berlin, Alemanha.
                  

10 - Faça um portfólio do seu trabalho. Ele será essencial quando você candidatar-se a uma vaga, dando a você a chance de mostrar seu trabalho ao mundo. O portfólio deve conter seus melhores trabalhos, além das seguintes informações:

Croquis(desenhos de manequins usando suas criações)
Desenhos feitos à mão e passados no computador
Currículo
Páginas contendo conceitos de moda para apresentações
Páginas com apresentação de cores e texturas
Qualquer recurso que reflita o que você é capaz de fazer e como você tem evoluído.

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